top of page

Comunicação: tem como melhorar?

  • Foto do escritor: Psicº. Alan Müller
    Psicº. Alan Müller
  • 29 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

ree

O que é assertividade? Trata-se de um modo de comunicação que possui um manejo socialmente mais habilidoso. A comunicação assertiva permite ao indivíduo expressar seus sentimentos, emoções e opiniões sem machucar os demais. Em contraste com este modo de expressão encontra-se a comunicação passiva e a agressiva. No primeiro caso o a pessoa demonstra um rebaixamento em seus desejos e anseios pessoais, relegando sempre a um terceiro a tomada de decisão. No segundo caso, na comunicação agressiva, encontra-se uma pessoa que transmite a mensagem de forma intransigente, ou seja, ou é do jeito dela ou não tem acordo.


Isto nos leva a pensar que nascemos com uma predominância de um certo tipo de comunicação e que isto define toda nossa vida. Certo? Errado. As pesquisas psicológicas têm demonstrado que os estilos de comunicação se aprendem e podem ser modificados. Para tanto é possível realizar o treino de habilidades sociais. O treinamento assertivo visa proporcionar ao paciente a observação de seu modo de comunicação nos variados contextos e a partir disto treinar habilidades assertivas que permitam um melhor desempenho social. A comunicação assertiva tende a gerar um sofrimento menor para quem houve a mensagem. Além do treino, outra forma de aprimorar sua assertividade é convivendo com pessoas assertivas, contudo este método escapa um pouco do nosso controle, pois nem sempre existe esta possibilidade.


ree
É possível buscar um equilíbrio entre a passividade e a agressividade.

Para a realização do treino são analisadas uma pluralidade de questões, como a expressão facial, os gestos, postura, tom da fala e forma como a mensagem é dita. Em suma, visa-se propiciar um ensaio de comportamento dentro do consultório psicológico possibilitando que futuramente o paciente possa se comunicar melhor em outros contextos. Isso não quer dizer, contudo, que em determinados ambientes não precisamos nos comportar de forma agressiva ou passiva, isto dependerá de cada situação. Porém ao reconhecer as formas de comunicação e saber o momento correto de utilizar cada uma possibilita uma autonomia ao sujeito que está se comunicando. Neste caso, o treino leva ao domínio da técnica. O mais difícil é conseguirmos manter uma comunicação assertiva quando estamos mergulhados em emoções e por isso mesmo o treino de habilidades sociais é indicado quando a forma de comunicação utilizada pela pessoa está gerando sofrimento para ela e para seus pares.


Procure um psicólogo se tiver interesse em realizar o treino em habilidades sociais.

E aí, você se identificou com algum dos modos de comunicação apresentado?


Até mais.


Autor: Alan é Psicólogo (CRP-12/15759), atuando com psicologia clínica na cidade de Brusque - SC; Além disto é Escritor, Mestrando em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduado em Psicologia pela UNIFEBE, com ênfase em Prevenção e Promoção de Saúde, e graduado em História pela Universidade Paulista. Membro ativo do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno) da UFPR.

Comments


Alan Müller

Psicólogo (CRP-12/15759)

Isabel Fuchs Müller

Psicóloga (CRP-12/10588)

bottom of page